Qual o perigo de uma laje cair
A infiltração nas lajes representa perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel. Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e pode até chegar ao rodapé, causando danos à aparência da construção. Saber que existe água se infiltrando na laje e nas paredes não é algo tão simples.
Quais os sinais que uma laje pode cair
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
O que pode fazer uma laje desabar
Este tipo de acidente pode ser causado por subdimensionamento do cimbramento/escoramento; fôrma sem a resistência necessária; descimbramento antes da cura do concreto; ou subdimensionamento da própria laje.
Qual o peso que suporta uma laje
No geral, uma laje residencial suporta 200 kgf/m² de sobrecarga.
Tem como uma laje cair
A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.
É possível uma laje cair
Qualquer laje é passível de cair se estiver assim. Depende de como foi feita, e como está sendo usada. Procure um profissional apto para te responder e solucionar esse problema.
Como identificar risco de desabamento
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:Trinca nas paredes.Água empoçando no quintal.Portas e janelas emperrando.Rachaduras no solo.Água minando da base do barranco.Inclinação de poste ou árvores.Muros e paredes estufados.Estalos.
O que segura a laje
Apoios são elementos estruturais dispostos horizontalmente que servem para sustentar a estrutura do escoramento da Laje. Pode ser um dos pavimentos da edificação, uma viga, ou mesmo o chão da obra.
Qual é a laje mais segura
Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.
Quando a laje treme
Isso porque o impacto de carga sobre uma laje provoca vibrações e descolamentos excessivos. Em estruturas de concreto armado, o fenômeno de vibração deve ser verificado conforme prescrito na NBR 6118 (ABNT, 2014).
É normal a laje rachar
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
Quando se preocupar com rachaduras na laje
Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.
Como prevenir o desabamento
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
O que pode causar um desabamento
Eles são causados por fatores naturais, condicionados pelas fortes chuvas e pelas características relativas ao solo e ao relevo, e também por fatores antrópicos, entre os quais estão o desmatamento de encostas e as construções em áreas irregulares.
Qual a vida útil de uma laje
50 anos
Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
Qual a durabilidade de uma laje
A durabilidade da impermeabilização depende do método escolhido e da qualidade do material. Os processos mais simples oferecem proteção média estimada de 5 a 7 anos. Já os processos mais complexos e que utilizam materiais de maior qualidade podem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.
É normal a laje vazar no primeiro dia
Afinal, a água da chuva pode percorrer alguns caminhos até penetrar na laje. No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço. Que pode ser, por exemplo, falta de uso de produtos próprios para fazer a vedação da entrada de água.
É normal a laje fica estalando
Isso é normal esses estalos ocorrem no calor por que durante o dia ele extrai conforme a temperatura e durante a noite ele contrai conforme a temperatura baixa da noite isso não ocorre só durante a noite isso ocorre durante o dia mais não é notado conforme barulhos como de veículos, movimentação e etc.
Quando se preocupar com trincas na laje
Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
O que acontece se a laje trincar
Entretanto, quando estas fissuras começam a aumentar mais e mais é hora de ficar em alerta. Isso pois este tipo de abertura é ponto crítico para infiltração, podendo comprometer sua parede e laje tanto externamente quando internamente. Ou seja, quando maior a trinca, mais sério o problema!
Como saber se tem risco de desabamento
Os mais recentes casos de desabamentos no Brasil só reforçam que o perigo existe e não se pode fechar os olhos ou deixar para mais tarde. Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento.
Como saber se o teto vai cair
Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.
O que acontece se não molhar a laje
E o que acontece se não molhar a laje Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra: A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto.
Tem que molhar a laje todo dia
Será que precisamos mesmo molhar a laje Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.
O que passar na laje para não vazar
O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.